Dia Mundial da Água assinala-se com iniciativas em vários pontos do país

  • 22 março 2021, segunda-feira
  • Água

O Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com o intuito de sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação deste recurso e para “aumentar a consciencialização para as 2,2 mil milhões de pessoas que vivem sem acesso a água potável”.

2021 tem como tema “Valorizar a Água” e um dos principais focos do Dia Mundial da Água é apoiar a realização do ‘Objetivo 6’ de Desenvolvimento Sustentável: água e saneamento para todos até 2030.

“No Dia Mundial da Água de 2021, celebramos as diferentes formas em que a água beneficia as nossas vidas. Estamos decididos a valorizar a água de forma adequada e a protegê-la eficazmente para todos. O tema deste ano centra-se no “valor da água”. Não podemos esquecer que o acesso à água potável e ao saneamento representam uma necessidade e um direito humano fundamentais e são essenciais para a dignidade humana. Ao mesmo tempo, a água é um recurso partilhado, um ecossistema crítico, e a sua utilização é crucial para vários setores da economia. Juntos devemos dar à água o seu verdadeiro valor, salvaguardando o mais precioso dos recursos naturais para todos. Façamos com que cada gota seja importante”, declararam o alto representante/vice-presidente Josep Borrell, e do comissário Virginijus Sinkevicius, por ocasião do Dia Mundial da Água.

De acordo com as Nações Unidas, hoje, a água está sob extrema ameaça devido ao crescimento populacional, às crescentes procuras da agricultura e da indústria e ao agravamento dos impactos das mudanças climáticas. “À medida que as sociedades equilibram as procuras de recursos hídricos, os interesses de muitas pessoas não estão a ser levados em consideração”, lê-se na página das Nações Unidas.

“O tema deste ano é sobre o que a água significa para as pessoas, o seu verdadeiro valor e como podemos proteger melhor este recurso vital. O valor da água é muito mais do que seu preço – a água tem um valor enorme e complexo para as nossas famílias, cultura, saúde, educação, economia e integridade do nosso ambiente natural. Se negligenciarmos qualquer um desses valores, corremos o risco de administrar mal esse recurso finito e insubstituível”, lê-se na mesma página.

Hoje esta data é assinalada com iniciativas em vários pontos do país, para alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural.

APDA desafia população a fechar a torneira por uma hora

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e a respetiva Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) lançaram um desafio à sociedade: fechar a torneira às 22 horas por 60 minutos.

Este desafio, lançado a todos os que vivem em Portugal (e além-fronteiras) para não abrirem as torneiras entre as 22 e as 23 horas, visa a consciencialização e mudança de comportamentos no âmbito da conservação deste recurso.

Denominada por H2Off, a iniciativa surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos”, “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” e ao “combate às alterações climáticas”.

A iniciativa H2Off – ‘Hora de fechar a torneira’ conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e de Ação Climática, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores e da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas do Governo Regional da Madeira.

A esta campanha já se juntaram diversas organizações não governamentais, entidades gestoras do setor da água, empresas, municípios e órgãos de comunicação social.

A Águas do Algarve é uma das entidades que se juntou à iniciativa H2OFF para apelar à reflexão de todos os consumidores e utilizadores da água, na tomada de consciência, para uma atuação mais consciente na gestão recurso.

Assim, a Águas do Algarve apela que se melhore a utilização da água em todas as atividades diárias, especialmente nas que mais água consomem (regas e lavagens), reduzindo sempre que possível o seu consumo, optando assim por:

  • menos tempo de rega;
  • lavagens mais eficientes; inspeção dos sistemas para ajuste/redução dos gastos de água;
  • manutenção e reparação dos sistemas para prevenção de roturas e perdas; alteração dos sistemas para outros mais eficientes (por exemplo sistemas automatizados, gota a gota, inteligentes);
  • soluções construtivas e de utilização que sejam amigas do ambiente, em geral, e que promovam a poupança de água, como por exemplo a utilização de espécies verdes autóctones e menos exigentes do ponto de vista hídrico; sistemas inteligentes de rega; e sistemas de reutilização de água sempre que possível.

A Águas do Tejo Atlântico assinala o dia com um conjunto de iniciativas que tem como objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água, para o papel das Fábricas de Água na sustentabilidade dos recursos hídricos da região e o seu contributo na economia circular.

A entidade gestora organizou um ciclo de conversas “A última gota”, via streaming no Youtube, onde será apresentando o tema “Podemos Fabricar Água?”.

A Águas do Tejo Atlântico também se juntou à iniciativa H2OFF, apelando à participação na mesma: “O apelo é simples! Fechar nem que seja por uma hora as toneiras nesta data simbólica dedicada à água, por se tratar de um bem, que não é inesgotável e também para homenagear os que dela tratam e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente quase despercebidos ao fazer com que os serviços públicos essenciais de água e do seu tratamento sejam sempre prestados com a mesma garantia de qualidade”.

Águas de Portugal apresenta Estratégia de Inovação do Grupo

O Grupo AdP – Águas de Portugal apresentou hoje, no Dia Mundial da Água, a sua estratégia de Inovação 360º numa sessão virtual que contou com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Na sessão foram destacados três projetos de inovação protocolados com o Fundo Ambiental, relativos à produção de água para reutilização em atividades agrícolas e avaliação de riscos de incêndios florestais com impacto nas infraestruturas de abastecimento de água e saneamento.

Nos próximos três anos, o Grupo AdP vai alocar mais de um milhão de euros a um fundo agora criado especificamente para financiar novos projetos e acelerar a inovação estratégica.

A inovação é um dos desafios centrais do Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo AdP, documento que enquadra a visão do grupo para 2030 e que foi divulgado em novembro de 2020 e no qual se posiciona como um dos mais eficientes e sustentáveis operadores internacionais na gestão da água, focado na excelência do serviço ao cliente, na inovação, na resiliência, na neutralidade carbónica e na economia circular.

A urgência de aumentar a resiliência dos sistemas infraestruturais, a necessidade de adaptação às alterações climáticas e de descarbonização do ciclo urbano da água, o uso eficiente e a valorização dos recursos numa ótica de economia circular, a maximização do ciclo de vida das infraestruturas, a importância de inovar no relacionamento com os clientes e com a sociedade em geral, a par das potencialidades da transformação digital em curso, são alguns dos desafios do setor da água e do Grupo AdP.

“Ao longo de mais de duas décadas a inovação foi uma constante na atividade das empresas do Grupo AdP que, quer no âmbito interno, quer por via da participação em redes de inovação aberta, souberam posicionar-se para prestar um serviço de excelência, garantindo os padrões requeridos de sustentabilidade social, económica e financeira”, referiu o presidente do conselho de administração da Águas de Portugal, José Furtado.

“Mas justifica-se fazer mais, mais depressa, de forma mais focada e mais integrada, num contexto de racionalidade económica, tirando partido das capacidades e competências existentes nas nossas empresas e nas regiões onde elas estão presentes”, acrescentou.

É neste contexto que surge a Inovação 360º, onde se enquadra a criação de um novo instrumento empresarial do Grupo AdP, a AdP VALOR, que será um “acelerador da evolução de paradigma”, tendo por missão impulsionar a inovação estratégica, gerir novos modelos de negócio nos domínios da economia circular e implementar projetos e serviços especializados contribuindo para o reforço da resiliência, eficiência e sustentabilidade das operações do grupo.

A Estratégia de Inovação 360º, agora apresentada, destaca a inovação como vetor de agilização e aceleração do compromisso do Grupo AdP para a década, definindo o caminho do grupo na evolução de paradigma necessária para responder aos novos desafios societais.

De acordo com o Grupo AdP, “esta estratégia vem reforçar a inovação já feita pelas empresas do Grupo AdP no âmbito da sua operação e os projetos que são desenvolvidos em consórcio com diversas entidades nacionais e internacionais, adicionando-lhe uma componente proactiva, num modelo organizacional integrado e com um financiamento estruturado que, nos próximos três anos se estima atingir um milhão de euros”.

Inovar nos modelos de negócio e em soluções tecnológicas, promover a agilidade na ação, catalisar uma organização em rede para promover sinergias, potenciar o valor das competências críticas disponíveis são alguns dos vetores da Estratégia de Inovação 360º do Grupo AdP, que vai apostar no desenvolvimento de pilotos escaláveis e adaptáveis aos mercados internacionais, tirando partido dos ‘Living-Labs’ existentes no grupo e incentivando parcerias de valor acrescentado, com parceiros públicos e privados.

Nesta sessão foram apresentados vários projetos de inovação em curso no Grupo AdP, com destaque para três projetos protocolados com o Fundo Ambiental, dois deles relativos à produção de água para reutilização em atividades agrícolas e outro respeitante à avaliação de riscos de incêndios florestais com impacto nas infraestruturas de abastecimento de água e saneamento.

Concurso “Eficiência Hídrica na Escola”

A APA - Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com a ADENE - Agência para a Energia, a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGESTE - DSR Algarve, promovem o lançamento da 1ª edição do Concurso “Eficiência Hídrica na Escola”.

As mais recentes projeções climáticas para a região do Algarve preveem um aumento da frequência e severidade dos períodos de seca, com impactes ao nível da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, pelo que se torna urgente e determinante que se estabeleçam metas e horizontes temporais de eficiência hídrica para os principais usos, podendo a escola funcionar como um ‘laboratório’ de boas práticas aos níveis infraestrutural (e.g. redes, dispositivos, equipamentos) e comportamental que permitam alavancar outras dinâmicas e posturas”, lê-se no comunicado divulgado pela APA.

O Concurso “Eficiência Hídrica na Escola” tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os respetivos municípios, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente.

As escolas e as respetivas autarquias poderão submeter a concurso os seus projetos até ao dia 5 de junho de 2021, devendo a inscrição ser realizada um mês antes, através da plataforma digital que será disponibilizada “oportunamente”.

O concurso distinguirá os melhores projetos das escolas do Algarve com boas práticas ao nível da eficiência hídrica.

Esta primeira edição destina-se a projetos a serem implementados no ano letivo 2021/2022, em agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e escolas profissionais que ministrem o ensino básico e secundário. A proposta de projeto a apresentar deverá conter as linhas orientadoras de implementação do projeto, identificando as medidas que se pretende implementar e a sua justificação tendo em conta a situação atual existente na escola e os resultados esperados.

A avaliação dos projetos submetidos a concurso terá em consideração a clareza na apresentação do projeto e a coerência dos objetivos propostos, face às ações realizadas e a realizar, o potencial impacte social e a qualidade pedagógica, a inovação e criatividade na utilização das melhores práticas disponíveis para o desenvolvimento do projeto, bem como a sua viabilidade.

Serão atribuídos 11 prémios monetários no valor global de cem mil euros, três por cada uma das categorias e duas menções honrosas, nomeadamente:

  • categoria desempenho - escolas com monitorização de consumos e/ou equipadas com dispositivos e equipamentos eficientes no que diz respeito ao uso da água;
  • categoria monitorização/medição - escolas equipadas com dispositivos de monitorização de consumos em bom estado, mas sem dispositivos ou equipamentos eficientes ou em número insuficiente;
  • categoria ação – escolas sem equipamentos de monitorização de consumos e sem dispositivos eficientes para o uso da água ou em número insuficiente.

A entrega dos prémios será atribuída após o anúncio oficial dos vencedores no dia 17 de junho de 2021, Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. O regulamento pode ser consultado no portal do Voluntariado Ambiental para a Água.

O júri do concurso é constituído por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente/ Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA / ARH do Algarve), da Agência para a Energia – ADENE, da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, da Universidade do Algarve, da empresa Águas do Algarve - Grupo Águas de Portugal e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Algarve.

H2Off: APDA lança website dedicado a iniciativa do Dia Mundial da Água

Após o lançamento da H2Off, a APDA e a CECEA disponibilizaram um site exclusivo da iniciativa.

Na homepage é visível a contagem decrescente para a hora de fechar a torneira, bem como uma declaração do secretário-geral da ONU, António Guterres, proferida durante a celebração da efeméride em 2020, e também do autor da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2030, António Costa e Silva.

Segue-se a apresentação da H2Off, que promove o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, mas essencial à vida.

O site dá a conhecer os Embaixadores da Água, ou seja, personalidades de várias áreas de atuação que se que juntaram à campanha; as indicações de como associar-se ao movimento, com dicas da informação necessária; os parceiros, que consistem em todas as entidades que acolheram e disseminaram a iniciativa até à data; e uma contextualização da APDA-CECEA, clarificando o tipo de trabalho realizado por esta comissão e a constituição da mesma.

No site apresenta-se ainda um mapa interativo produzido pela ESRI Portugal onde todos os participantes poderão indicar a sua localização e acompanhar a evolução da adesão em tempo real.

De acordo com a APDA, o site vai estar em permanente atualização, “pretendendo-se que esta iniciativa se repita ao longo de todas as celebrações futuras do Dia Mundial da Água”.

Login

Faça login para ter acesso aos artigos pagos da revista.
Se ainda não tem conta, adquira uma subscrição na Loja Online da Engenho e Média.

Últimos Concursos Públicos

  1. Fornecimento de Equipamentos Inteligentes e Sistemas de Gestão e Recolha...
    Valor base: 5 490 000,00€
  2. Empreitada de Reformulação da Estação de Transferência...
    Valor base: 13 707 750,00€
  3. TER.PR.26.088 - Porto de Portimão: Fornecimento e instalação...
    Valor base: 5 927 370,00€

Ver Todos os Concursos

Eventos

ENERH2O
23 set 2026, quarta-feira

Exponor, Porto

22º ENaSB SILUBESA
30 set 2026, quarta-feira

Algarve

SENAG - Seminário Nacional de Águas Residuais
14 out 2026, quarta-feira

Guimarães

ExpoMetal
11 nov 2026, quarta-feira

Exposalão, Batalha

Ver Todos os Eventos >

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.