Modernização da iluminação pública no Porto representa investimento de 130 mil euros

FOTO NUNO LOPES/ PIXABAY
João Guilherme Oliveira
A empresa municipal Águas e Energia do Porto concluiu trabalhos de modernização da rede de iluminação pública na Alameda das Antas, no Jardim dos Combatentes e na Rua Arquiteto Marques da Silva. A empreitada envolveu um montante total de cerca de 130 mil euros.
As obras abrangeram 79 pontos de iluminação e mais de 700 metros de infraestrutura na via pública. As intervenções compreenderam a substituição das luminárias convencionais por equipamentos com tecnologia LED, a renovação da rede elétrica (troca de cabos, sistemas de alimentação e colunas) e a adaptação técnica para a futura instalação de telegestão.
Distribuição dos trabalhos por localidade
- Alameda das Antas: Registou a maior fatia do encargo, no valor de 75 mil euros. Foram colocados 50 pontos de luz em 360 metros de extensão.
- Rua Arquiteto Marques da Silva: Requerer uma verba de 33 mil euros para a instalação de 12 pontos de iluminação ao longo de 235 metros.
- Jardim dos Combatentes: Recebeu 17 novos pontos de iluminação em 110 metros de vias pedonais e áreas verdes, perfazendo um custo de 22 mil euros.
Caraterísticas técnicas e perspetivas de operação
A conversão para tecnologia LED visa a diminuição do consumo elétrico e dos custos operacionais, além do aumento do tempo de vida útil dos equipamentos. A renovação dos circuitos elétricos destina-se a reduzir falhas e necessidades de manutenção.
A infraestrutura instalada permite a posterior integração de um sistema de telegestão. A tecnologia prevista facultará a monitorização à distância, o ajustamento do fluxo luminoso e a identificação remota de anomalias no funcionamento da rede municipal.
Outros artigos que lhe podem interessar